@Book{Oliveira:2008:ApTeCo,
author = "Oliveira, {\'E}lcio Jeronimo de",
title = "Aplica{\c{c}}{\~a}o da teoria de controle na din{\^a}mica de
ve{\'{\i}}culos espaciais e detec{\c{c}}{\~a}o de falhas em
sensores inerciais",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2008",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
abstract = "Neste trabalho foram abordados os t{\'o}picos relacionados ao
projeto de um sistema de controle para um ve{\'{\i}}culo
lan{\c{c}}ador de sat{\'e}lites (VLS). Tamb{\'e}m foi avaliado
o problema de detec{\c{c}}{\~a}o de falhas em sensores
inerciais. A abordagem foi realizada tendo como base as
equa{\c{c}}{\~o}es din{\^a}micas linearizadas do VLS. Estas
equa{\c{c}}{\~o}es foram utilizadas no projeto do regulador
linear quadr{\'a}tico e do filtro de Kalman para
estima{\c{c}}{\~a}o dos estados e identifica{\c{c}}{\~a}o de
falhas. Para a an{\'a}lise da detec{\c{c}}{\~a}o de falhas em
sensores inerciais foram utilizadas t{\'e}cnicas baseada em
modelo din{\^a}mico e por redund{\^a}ncia de sensores. ABSTRACT
- The satellite launch vehicle control system development was
approached in this work and, the linearized dynamic equations from
the Brazilian VLS mathematical model were applied as base of this
study. These equations were used in the linear quadratic regulator
and the Kalman Filter development. The Kalman Filter was used to
estimate the system state and the fault detection. Also was
discussed the inertial sensors fault detection problem considering
the non-model based technique (or sensor redundancy technique)
point of view.",
copyholder = "SID/SCD",
language = "pt",
pages = "58",
ibi = "8JMKD3MGP8W/34MCK2H",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP8W/34MCK2H",
targetfile = "paginadeacesso.htm",
urlaccessdate = "08 maio 2024"
}